quinta-feira, 21 de outubro de 2021

sessão 2

Hoje aconteceu a minha segunda sessão com a psicóloga, e por ser estudante de psicologia e ouvir tanto sobre isso eu estava com uma expectativa bem alta em relação a terapia. Embora tenha sido um pouco diferente do que eu esperava, eu gostei. Hoje eu consegui perceber de um jeito bem claro como eu me afasto das pessoas por medo de me afastar delas, basicamente. E pelo que eu entendi isso começou a muito tempo, desde quando eu resolvi entrar na faculdade rompendo um padrão familiar e ser diferente de todo mundo da minha família, então nesse momento eu passei a me olhar como diferente, e por medo de não ser amada por não ter identificação, eu me afastei. E isso acontece até hoje. Sair da casa dos meus pais é o maior exemplo que posso dar, porque quando precisei fazer essa transição, eu parei de estar 100% presente nos acontecimentos da minha antiga casa, e isso me fez sentir medo de não ser amada ou de ser esquecida, e com esse medo eu sofro porque quero pertencer onde não me cabe mais (pegando os problemas deles, e querendo saber de cada passo dos meus pais, ou participar de cada reunião e cada decisão deles), então quando sofro pra perceber isso eu quero me retirar ou me afastar completamente, pra evitar esse sofrimento, a acabo sofrendo mais ainda. É tipo um ciclo que se repete muito e em todas as áreas da minha vida. As amizades também são um bom exemplo porque eu já sofri muito por achar que a amizade com algumas pessoas tinha acabado só porque precisávamos nos afastar um pouco. 

Agora eu preciso trabalhar isso em mim, e deixar claro que não é porque eu não consigo ser onipresente na vida de alguém, que significa que não existe mais vínculos entre nós. Eu posso ficar chateada ou decepcionada, e não concordar com as ações das outras pessoas, mas isso não significa que eu precise cortar todos os vínculos afetivos entre nós. Eu acho que essa pode ser uma tarefa um pouco difícil, e talvez eu nem saiba por onde começar na prática. Talvez tentar me reaproximar das amizade que eu me afastei por não ser tão presente, ou talvez expressando para os meus familiares que mesmo não estando presente eu ainda quero ter o afeto da família.... isso me deixa um pouco confusa.

Embora eu não consiga saber exatamente como fazer isso, eu me sinto aliviada por conseguir observar isso, e estar procurando uma forma de mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário