terça-feira, 18 de julho de 2017

 Estava procurando alguns artigos científicos sobre cocaína e acabaram aparecendo alguns textos e matérias sobre o uso de cocaína por Sigmund Freud, li que o maravilhoso se sujeitou a pesquisar os efeitos da cocaína e fez isso sendo o próprio sujeito da pesquisa. Achei bem louco.
 Não tenho nada contra cocaína, alias, acho ela incrível. Porém é preocupante quando olho ao meu redor e vejo que alem do uso, pessoas escolhem usar cocaína ao invés de fazer QUALQUER outra coisa. Ainda me lembro de quando comecei a assistir Narcos (amei a série), e de um dos primeiros episódios em que tem a seguinte frase: "A cocaína domina um centro de prazer no cérebro. Um rato escolhe a cocaína ao invés de comida e água. Ele escolheria cocaína ao invés de uma noite de sono, do sexo, ou ao invés da própria vida. O cérebro de um humano não é igual ao de um roedor. A menos que estejamos falando de cocaína." eu achei essa frase tocante, e nunca vou me esquecer dela. Inclusive hoje em uma palestra sobre drogas no trabalho, uma dependente química que deu seu depoimento se comparou com um rato nos momentos em que estava viciada em cocaína e crack.  Acho importante deixar claro que não sou uma fanática por drogas, porém é um dos meus assuntos preferidos, e eu sempre acabo inconscientemente me aproximando de pessoas que usam drogas. Acho que é uma parada inconsciente, que a gente não escolhe. Não tenho duvidas de que tenho pé preso com isso desde a minha vida intra uterina. É claro que ninguém gosta de conviver/se apaixonar/se relacionar/ter muito contato com pessoas que usam drogas. Mas é como se alguma coisa sempre me puxasse pra fazer isso. Não julgo quem usa drogas. Dependendo da droga e da frequência, é claro.
 É mais que normal experimentar drogas quando começamos a entrar na adolescência/juventude. Não acho isso o fim do mundo. Mas acho que quando começamos a usar a drogas pra fugir de algo/alguém, na intenção de não encarar a realidade, é preocupante tanto quanto pensar que só a droga pode trazer o prazer, paz ou diversão. 
 Eu sempre digo que droga não é algo ruim, porque se fosse realmente ruim ninguém usaria.  Mas quando paramos pra ver e ouvir um usuário de crack, por exemplo, dizemos que aquilo é a pior coisa do mundo. Eu acredito que a partir do momento que usamos a droga para "resolver" qualquer situação, podemos fazer isso com cada vez mais frequência e então perder o controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário